quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Unidades e símbolos

Quantos kilómetros vão as equipas percorrer nos 16-avos de final da Liga dos Campeões?” é a pergunta lançada no portal “futebol feminino em Portugal” (futebolfemininoportugal.com).

Mais uma vez, não vale culpar o novo acordo ortográfico por este erro tão recorrente. A introdução do K, do W e do Y no alfabeto português não nos permite utilizar estas letras a nosso bel-prazer. Estas apenas se usam em:
(i) antropónimos originários de outras línguas e seus derivados (ex.: Franklin, frankliniano);
(ii) em topónimos originários de outras línguas e seus derivados (ex.: Malawi, malawiano);
(iii) em siglas, símbolos e em palavras adotadas como unidades de medida de curso internacional (ex.: TWA, W-oeste  (West); kg-quilograma, kW-kilowat, Watt).

Devemos, pois, escrever “quilómetro” e não ”Kilómetro”. O símbolo é “km” sem inicial maiúscula e sem ponto abreviativo. 

Os símbolos das unidades que representam a grandeza escrevem-se com um espaço de intervalo e são invariáveis, isto é, não se acrescenta um “s” para o plural. O correto será escrever “12 km” se quiser reproduzir “doze quilómetros”. 

Por vezes, verificamos hipercorreções ao escrever (e dizer) os nomes das unidades também no singular, como “*doze quilómetro” em vez de “doze quilómetros". Os nomes das unidades, se escritos por extenso, têm plural. 

Quando nos referimos a quilómetro/hora, devemos usar o símbolo km/h. Também aqui há quem cometa erros como este encontrado num título de jornal. “Aviso. Domingo há chuva forte e ventos que podem chegar aos 120 kms/h”(DN, quarta-feira 24 de fevereiro de 2016). O correto seria 120 km/h.

Em caso de dúvidas, a fonte a consultar é o Decreto-Lei n.º 427/83 de 7 de dezembro, que regulamenta que as unidades a utilizar em Portugal deverão ser as do Sistema Internacional de Unidades. 

A este respeito, há uma publicação incontornável intitulada Sistema Internacional de Unidades (SI) Grandezas e Unidades Físicas - Terminologia, Símbolos e Recomendações, de Guilherme de Almeida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pontuação