quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Pontuação

A pontuação errada prejudica seriamente a interpretação do que está escrito. 

Há vários textos engraçados para exemplificar o que acabo de referir, mas costumo apresentar este aos meus alunos: "As minhas coisas preferidas são comer a minha a avó e o meu cão." Eles riem e rapidamente detetam a falta de pontuação adequada.

Com os mais crescidos, analiso o fantástico vídeo comemorativo dos cem anos da Associação Brasileira de Imprensa, que podem visualizar no endereço:  https://www.youtube.com/watch?v=uWKpx5Ls1zg. 

Se quiserem, podem passar alguns minutos com estes exercícios divertidos.

1- Um dia Salazar entrou numa sala e viu escrita uma frase que o deixou furioso: “QUEREMOS SALAZAR MORTO NÃO FAZ FALTA AO PAÍS.”
Pontue a frase e encontre nela os dois sentidos que o texto nos faz prever: um apazigua Salazar e outro enfurece-o mais ainda. 

2- A Herança
Um homem rico, prestes a morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim: “Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta ao alfaiate nada aos pobres.”
Como estava muito doente, o pobre senhor não pontuou devidamente o testamento. Por isso, todas as pessoas mencionadas quiseram ser beneficiadas e pontuaram-no a seu favor. Pontue o testamento de modo a beneficiar cada uma dessas pessoas: a irmã, o sobrinho, o alfaiate e os pobres.

3- “Um homem tinha um cão e a mãe do homem era também o pai do cão.”
Esta frase, tal como está, não faz sentido. Pontue-a corretamente. 

Toda a pontuação é importante, mas as vírgulas, em particular, fazem toda a diferença na interpretação do sentido de uma frase ou texto. Podem:
Apressar ou fazer esperar (Não espere. Não, espere).
Aumentar ou diminuir o nosso dinheiro (41,50 €. 4,150 €)
Criar ou destruir egos (Isso só ele resolve. Isso só, ele resolve).
Desanimar ou animar (Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido).
Suscitar interesse ou negá-lo (Não, queremos saber. Não queremos saber.).
Condenar ou salvar (Não tenha clemência. Não, tenha clemência).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pontuação